11 de maio de 2017

Somente um respiro de quem está em coma

Uma dica de livro

Polêmico livro, um ótimo apanhado geral da história recente dos EUA. "A história não contada dos Estados Unidos" - Oliver Stone & Peter Kuznick. Faro editorial, 2015.
Tem um documentário também. http://www.dailymotion.com/video/xzzic6_a-historia-nao-contada-dos-eua-1_shortfilms
O texto ajuda a entender melhor o nojento modus operandi dos governos americanos, geralmente apostando no medo e na vaidade da população . Da grande depressão ao fim da Guerra Fria - faço o recorte num período de 60 anos - houve presidentes q não valeram um pequi roído . Foi um pior q o outro, um mais desgraçadamente cretino q o outro, com exceção de Roosevelt (junto com Lincoln foram os maiores daquele país ) e Kennedy (assassinado por uma conspiração conservadora e bélica ). Eles ou eram porcos canalhas ou então cediam à pressão de conservadores durões e moleques q exigiam a violência.
Fica mais fácil entender a paranoia e babaquice do americano médio e o porquê desse povo ser capaz de eleger malucos e inconsequentes como Trump, Nixon e Reagan e por outro lado pedir a cabeça de um presidente por conta de um boquete. Fico sem saber se é bom ou ruim estar convencido de q Donald Trump não será o pior presidente da história, já q a concorrência é árdua , a menos q ele dispare aleatoriamente bombas nucleares do arsenal apocalíptico q os americanos contêm.
Os EUA são esse colosso, esse império q fez decretar o fim da história, q se declarou a polícia do mundo e q costuma agir com ou sem aliados, com ou sem transparência, com ou sem razão . Agora eles deslizam combatendo as pragas q seu próprio sistema nefasto acabou por gerar , após seguidas políticas e estratégias da beira do abismo, além do compreensível antiamericanismo pelo resto do mundo. Só resta torcer para q o Império não saia por aí tocando o terror,  como já o fez na América Latina , no Oriente médio e na Ásia décadas atrás. A reação à decadência já começou , ao elegerem alguém q explicitamente prometeu combater a 'moleza' do governo anterior.  Agora q o poder/influência americano está sendo gradualmente engolido pela globalização  - com exceção do seu gigantesco poderio militar, é óbvio - não é tolice temer desvarios e agressões gratuitas. O princípio da escravidão ainda paira sobre a mentes daquele povo: liberdade aos livres, opressão aos inferiores.

"What?! The "land of the free?"
Whoever told you that is your enemy!
All of which are american dreams..."