23 de julho de 2010

Crise de Identidade Masculina - pt. II

continuando o tema...

II
Muitos ainda acham justificáveis os crimes passionais, e muitas acham lindas as violentas provas de amor, como seqüestro, brigas e agressões. Além da famigerada fuga à bebida, que os cantores sertanejos conhecem tão bem. Porém, a grande maioria das mulheres assassinadas foram vítimas de atuais ou antigos parceiros, em muitos casos após estes beberem.
A pílula anticoncepcional provocou uma revolução ao separar maternidade, sexo e amor, de forma profunda e irreversível. Possivelmente, a sociedade, em geral, não acabou de assimilar todos os seus efeitos e de transvalorar (assim como em vários outros âmbitos sociais). Ficam à parte os fundamentalistas e as seitas religiosas que se recusam a acompanhar as evoluções científicas.
.
As mesmas feministas que desejavam liberdade, e libertinagem, se chocam com atos mais extremos de outras mulheres e com a fuga de homens, seja no sentido de covardia ou de cafajestagem. É uma geração que ainda herda a tradição romântica e sonhadora, que não se adapta mais à época. Aquela visão de donzela inacessível no castelo, idealizada pelo príncipe, que fará um ritual de conquista para desposá-la. Quimera diluída pelo mundo líquido, tudo flui!
Até na disputa pelo poder a estratégia feminina mudou. A tradicional cópia do padrão masculino, com o mais enfático exemplo de Margareth Thatcher, está sendo substituída por mulheres que admitem suas qualidades e atacam num ponto fraco dos homens, a pretensa superioridade da testosterona. Elas não levam a sério essa farsa. Aprenderam a jogar, a fingir que eles dominam, para satisfazê-los, e riem da covardia deles. Contudo, é difícil aceitar um papel quase de gigolô, de ser sustentado pela esposa, de ganhar menos que ela e de não protegê-la; sente-se incapaz.
.
O conceito psicanalítico de castração se aplica aos dois sexos. É pré-condição do desejo, da libido, mas o homem costuma resistir à idéia de que precisa da mulher para preencher seu vazio existencial. Pensa que por ser ativo e possuir pênis, o símbolo da potência, da inveja e do procriador, é invulnerável – frágil prepotência.
Porém, só o homem é marcado pela angústia e pelo medo da perda de seu falo, que significa volume e quantidade, quando na verdade é subjetivo, não está diretamente ligado à qualidade. Por isso, a agressividade e o sadismo são mais comuns no homem, é um meio de afastar os fantasmas da castração. O outro lado da moeda é o masoquismo feminino, que se aplica ao homem, que se faz passar por aquilo que julga ser a mulher, numa forma de satisfazê-la, e de ser punido.
.
É claro que masculinidade e feminilidade são conceitos puros, mas na prática se afetam mutuamente; são construções sociais, presentes em cada indivíduo, abrindo possibilidade justamente para parcerias, buscando na outra pessoa semelhanças e diferenças para formar uma identidade mais sólida e madura; estabilidade que fortalece. É a importância da mínima diferença, o que falta em cada um será achado no outro ser.
Por meio de conversas, da exposição de empecilhos, e da solução de pequenos conflitos por ambas as partes há uma convivência mais feliz, amorosa e menos mentiras e grandes dificuldades futuras. Deste modo, reverte-se o isolamento emocional, a introversão, a dificuldade em receber críticas e o humor que desconversa – a camuflagem da fortaleza que não passa de retórica.
Quando os casamentos eram arranjados e forçados era compreensível que houvesse dificuldade na troca de informações e de confidências, mas agora que é por livre vontade de ambas as partes é inaceitável o silêncio e as brigas por ninharias. É uma polêmica defender se o matrimônio por amor ou se o contratual é mais feliz, porém a felicidade é uma conquista individual, e no mundo liberal se não houver sucesso casando por amor é sinal de que os homens não sabem viver em liberdade.
A mulher, quem sabe, é a causa principal desta crise de identidade, mas também é a solução do drama. O homem pode não precisar de muita companhia, mas, de fato, passa mal com a solidão, precisa namorar e debater, ou ao menos ter alguém em quem mandar. Não é preciso colocá-la no pedestal, que elas desçam do trono, o romantismo era frustração de tuberculoso; que todos aprendam como funciona um relacionamento entre iguais de direito, claro que com inevitáveis diferenças biológicas, e que não caminhem rumo à androginia, com homens achando que precisam se feminilizar para agradá-las e com mulheres tendo que se masculinizar para serem competitivas no mercado e nas demais áreas da vida – identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário