30 de junho de 2012

Maquiagem: a batalha velada


Maquiagem, do francês maquillage, para os afrescalhados é o make up, é a pintura facial e inclusive a corporal. Qual é a finalidade, qual a motivação, o costume, a tradição ou a tendência da moda que impele uma pessoa a se pintar? Afinal, não é tão natural assim, há algo por trás desse fim, que em muitas culturas se tornou corriqueiro, sendo considerado pelos mantenedores da ordem até mesmo falta de decência, de civilidade mesmo, não maquiar a pele, essa coisa tão grosseira – epiderme defeituosa. Esta segunda pele, com claras intenções sociais e retificadores, tenta substituir a pele biológica, herdeira de uma nem sempre bela seleção natural. E haverá sempre uma velha fofoqueira a espalhar discórdia e um afeminado a clamar alegria.

A origem pode ser religiosa (ritualista), como em celebrações de fertilidade e cerimônias fúnebres, ou então guerreira (agonística), ou apenas estética e símbolo de alguma função ou posição social, como é o caso de qualquer adereço e adorno. Sociedades tribais têm por costume se apresentar a suas entidades místicas e protetoras devidamente caracterizadas, visto que seria uma ofensa entrar em contato com o divino como se fosse mais uma atividade do cotidiano, como plantar mandioca ou descascar batata. Ao perceber-se como parte da natureza, com capacidade para alterá-la e até domá-la, o homem precisou de artifícios para simbolizar sua passagem de bicho para civilizado. Essa etiqueta das etnias exige um formalismo, ainda que excêntrico para nós, os “pós-bárbaros”, pois a falta de vestimenta sempre chocou os pudicos e europeus. A selvageria, a bizarrice ou a agressividade para uns é a naturalidade ou a trivialidade para outros. É sempre chocante deparar-se com algo a que não se está habituado. Oh, quantos julgamentos inflexíveis!

O combate é outra coisa importante para os indígenas, é preciso preparar-se e fazer as honrarias e superstições de praxe a fim de não ter consciência pesada e de ninguém alegar negligência por parte do guerreiro. A pintura, assim como a armadura e as insígnias, inspira respeito e dignidade aos fracos e covardes – nítida hierarquia que distingue tipos humanos. Numa guerra só vence quem se arrisca, mas sabemos que todo cuidado pode ser pouco, e fatal. É claro que se mandinga tivesse a força que se pensa, o campeonato baiano acabava empatado, porém o determinismo em vestir a mesma cueca, pisar com o pé direito, fazer o sinal da cruz ou bater na madeira três vezes é anterior, e obviamente superior, ao indivíduo. Quem já se iludiu testemunhar atividades paranormais e macumba pesada não ousará contestar, muito menos desafiar, tal poder.

E na cidade, nos grandes centros urbanos, nas pós-modernas e frenéticas metrópoles, apinhada de gente que se julga muito distante dos índios, do povo do mato? Ah, eles não vivem em comunidade de duzentos habitantes, não caçam nem coletam, eles estudam, pegam engarrafamento e xingam a máquina. Seus símbolos os diferem e coloca-os acima dos demais. Jamais se sentiriam bem se comparando a povos atrasados, cujas referências são os deuses pequeninos, bem aquém do Todo-Poderoso Jeová. Seus ídolos, ícones e paradigmas são justificados, apesar de serem recentes, mas o tempo não prova nada, não é mesmo? A juventude é um bem em si; quem vive de passado é museu e arqueólogo. A sociedade individualista incentiva e (só) gera pessoas únicas, tão diferentes entre si quanto plantas da mesma espécie criadas em ambientes separados. Enquanto crescem e se autoafirmam, os jovens precisam se identificar com algum grupo (tribos urbanas), ou seja, no fundo desejam assemelhar-se, desde que dentro de um estilo visto como descolado e conveniente. É claro que eles se misturam com ressalvas, pois se simplesmente copiassem uns aos outros seriam criticados por falta de personalidade (muitos já desistiram disso, desejando ser covers, com orgulho).

E onde fica a maquilagem, lá do começo, nessa antropologia barata? Ela fica no paralelo que eu faço entre o índio/primitivo e o sujeito urbano. O disfarce continua; esses dois tipos humanos não são tão diferentes quanto se pensa. Ambos são seres instintivos, inseguros e gregários, e talvez sempre serão. A força está no coro, ainda que por aqui ninguém goste de admitir isso. Pois então, por que tantas roupas e marcas, pesados panos e iluminados cosméticos? Quem se importa? Se por lá são os deuses que julgam, por aqui é a Vox populi: voz alastrada que devasta os não convictos, olhares difusos desnorteiam os frágeis confusos. Sentir-se admirável é um imperativo em qualquer lugar, aquele poderoso que concede honrarias e coroas ao bom fiel só muda de nome nas culturas. Você deve saber o nome de seu Imperador, Senhor ou Exu. Ater-se a padrões e normas sociais impossibilita o vôo, pois a ditadura da maioria é conveniente aos medíocres, que aparam as asas de quem sonha em voar. Em paralelo, a mesma multidão exulta-se diante do herói fantasiado na telona.

Sei, estou divagando e fugindo do tema, coisa de indisciplinado. Focarei nas mulheres, sem dúvida as que mais consomem produtos de beleza, e não importa a idade da dama, desde que o desejo seja parecer jovem e atraente (ainda que ninguém concorde). Para elas há uma guerra, que é muitíssimo velada, pois ninguém a declara como tal, e (quase) todos vêem nessas fatídicas disputas de destaque mero empurra-empurra. Há muito vermelho no salão e olhares obtusos em profusão; o batom atiça no outro o desejo, erotismo que só se abranda com beijos. Se para o índio o objetivo é afugentar espíritos maus e parecer perigoso e viril aos animais e entes da floresta, para as mulheres o desígnio é desestabilizar seu alvo (pretendentes ou invejosas) com sua aparência estonteante ou somente adequada à moda, esta megera que substitui por capricho os valores em voga. O agrado transcendental de outrora se tornou a satisfação carnal e material, afinal o prazer é a teleologia da sociedade hedonista, por ora triunfal. Junte-se a isso a necessidade de posse que tacitamente cerca os ambientes badalados e teremos a conduta vaidosa predominante nos círculos sociais burgueses.

Eu vejo a maquiagem como símbolo maior dessa busca quase generalizada em destacar qualidades e esconder defeitos, seja externamente – a imagem é mais nítida e palpável do que uma idéia –, seja da personalidade e do caráter – um bom leitor de linguagem corporal capta as malandragens e sutilezas do comunicador. E mesmo as garotas grotescas, que só se expressam por preto e em muitos casos se encobrem com piercings e tattoos indecifráveis, enquadram-se nesse conceito de passar maquiagem para tentar transmitir preferencialmente as boas informações sobre si. Estas tentam desvalorizar o corpo feminino, principalmente aquele vestido com itens artificiais e mercadorias sintéticas, como arma de conquista, enquanto afirmam a rebeldia, o intelecto ou a polêmica como forma de melhoria social; do outro lado, as modelos e simpatizantes da estética corporal defendem a ética do belo, custe o que custar.

Assim vimos o quanto a beleza é um conceito que muda de acordo com a época, o local e a direção do vento. Pode advir disso: aberrações gradualmente avaliadas com conivência; limites (do que pode ser feito em busca de um ideal etéreo) sempre ampliados, ou mesmo ignorados, e a futilidade, isto é, dedicar-se exclusivamente ao corpóreo (material girl). Os gays adoram isso tudo, é óbvio, poucos são bem resolvidos, sem carregar um mínimo de neurose e frustração pelo repúdio social e, não raro, o familiar também. Enfeitam-se e exigem animação e cores aonde vão. Trocam a tristeza e incompreensão interna pela ousadia e confusão externa. E as mulheres, suas melhores amigas, acabam sendo influenciadas por suas histerias. Torna-se padrão camuflar o que não se quer ver mais. As batalhas são travadas na noite, ganha quem fingir sangrar menos.

Há sempre uma referência a alcançar e uma colega a invejar. Quem se delonga olhando no espelho se ama demais, mas sempre encontra imperfeições a corrigir. Com a verde grama do vizinho e os sorrisos que encontramos no caminho nós nunca cansamos de nos comparar. Mas atenção, um espelho é tão subjetivo quanto qualquer tela impressionista. Então, por maquiar-se qual foi a sua grande conquista?
wwço
ruk.jbv

Nenhum comentário:

Postar um comentário