3 de setembro de 2009

Um poema Bom e um Ruim, ou o oposto? Você decide...

Costumes, seus membros e não-membros

Originam-se os costumes assim:
O bem comunitário vale mais
Prefere-se a vantagem que ele traz.
Passageiro, não. Duradouro, sim.

Forjada instituição total força
Colocar a forca ou o silício.
Fácil suportar o sacrifício
Se dos outros grupos se faz troça.

Ética destes pusilânimes:
Seguir somente o voo do enxame
É manipulada e defendida
A moral com várias feridas

Sente-se aos demais superior
O indivíduo que não é vítima
Desfruta da delícia lídima
Infrutífera em Estados sem dor

O membro criado no conjunto
Não pode ser mais que um algarismo
Moralidade forma defuntos

E nós, estamos de fora – rimos


Versos Ruins

Quanto mais há horizontes
Maior há de ser a insatisfação
É como escalar o monte
E querer para si o ribeirão

A fome não passa de instinto
Sobrevivente e grosseiro
O gosto da arte não sinto
Torno-me só um interesseiro

Amarga ilusão de grandeza
Querer-se-iam afastar esta trilha
Pretensa realidade é sua filha
O círculo não roda como a mesa

Fazem-se mister as rupturas
Aos progressos dialéticos,
Ético e estético frenéticos.
As curas advêm das suturas


Obs.: Explico (a quem?) minha intermitência deste blog pelos seguintes fatores: Minha viagem (refresco, pensando em aproveitar, mas também refletindo, porém indolente em fazer anotações) E a viagem dos meus pais, que levaram meu acesso às postagens. E também porque não preciso prestar publicações a ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário